NITEROI / RJ - domingo, 28 de abril de 2024

Consulta Geriátrica ajuda a restaurar a função após lesão

Consulta Geriátrica ajuda a restaurar a função após lesão

     Comprometimento funcional é comum e persistente entre os idosos durante o ano após uma lesão traumática, mas a nova pesquisa indica que a  consulta geriátrica (CG) pode resultar em diminuição do declínio funcional.

     Areti Tillou, MD, do Departamento de Cirurgia, David Geffen School of Medicine da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), e seus colegas queriam testar o efeito CG de  rotina teria sobre o estado funcional dos pacientes idosos. Eles mediram esse status antes e depois da lesão traumática pela capacidade dos pacientes para realizar cinco atividades da vida diária (AVD), ao longo de um ano: o gerenciamento das finanças, fazer compras, tomar banho, caminhar pela sala, e fazer tarefas domésticas leves. Os resultados daqueles  no grupo CG (85 pacientes) foram comparados com os dados de um grupo de controle retrospectivo (37 pacientes).

      O grupo que recebeu a consulta geriátrica rotina foi selecionado a partir de todos os pacientes com 65 anos e mais velhos, que foram admitidos no centro de trauma UCLA partir de 1º de dezembro de 2007 a 30 de Junho de 2010. Consulta de rotina do centro incluiu a Faculdade de Geriatria a visitar diariamente os pacientes, para identificar o risco, detectar delírio, rever a medicação para a patologia de base, e rever as condutas antecipadas e história psicossocial.

     Os pesquisadores descobriram não haver diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de 3 e 6 meses. No entanto, até 1 ano, o grupo CG tinha recuperado 0,67 ADLs, a mais, em comparação com o grupo controle (P < 0,03 ). Os autores do estudo, controle dos  fatores, incluindo sexo, raça / etnia, situação de vida, idade, comorbidades, tempo de permanência, lar ou centro de reabilitação  após alta hospitalar, qualquer procedimento cirúrgico, e a pontuação ADL inicial. Os resultados foram publicados on-line, em 27 de novembro na JAMA Cirurgia.

     Os pesquisadores viram o máximo benefício da intervenção CG em compras de itens pessoais. Dos 5 AVDs, “compra” foi o comprometimento  mais comum após a lesão para ambos os grupos CG e controle. No entanto, em 1 ano após injúria, a prevalência de incapacidade funcional para este ADL foi de 39 % para o grupo CG em comparação com 89% para o grupo controle. Compra de itens pessoais, a única atividade realizada fora de casa, é considerada a mais difícil das 5 AVD.

     Dr. Zenilman disse que a necessidade de tal consulta a um especialista rotina é grande: "Sozinhos, nós cirurgiões realmente não temos  o conjunto de habilidades para gerenciarmos as questões médica , sociais , psicológicas e funcionais [na  internação geriátrica]  que os pacientes enfrentam . "

     Este estudo é o primeiro a mostrar melhores resultados de aconselhamento geriátrico especialista para esta população, mas Dr. Zenilman espera que haverá mais. O desafio será determinar se tais serviços são rentáveis para os hospitais.

     Cirurgia JAMA. Publicado on line em 27 de novembro, 2013.     

     Marcia Frellick, 27 de novembro, de 2013.